Quem disse que você precisa de um quintal enorme para ter vegetais fresquinhos em casa? Mesmo com um espaço reduzido, é possível ter as mais variadas plantas dentro do seu apartamento – é só aprender a adequá-las ao ambiente. Isso nós consideramos como Selva Urbana!
A conscientização sobre alimentar-se de maneira saudável e dar preferência aos produtos orgânicos é cada vez mais comum entre os moradores de grandes cidades, que estão abandonando o tradicional fast-food e outros alimentos industrializados para optar por refeições mais balanceadas.
E na onda do consumo consciente, popularizou-se o cultivo de alimentos em hortas verticais, ou seja, o plantio de verduras e ervas em vasos posicionados nas paredes. Essa adaptação é ideal para qualquer tipo de apartamento, além possibilitar o acesso a alimentos de procedência conhecida e livres de agrotóxicos. Basta ter paredes em casa!
Assim como nos preocupamos com emissão de poluentes na fabricação de nossos tecidos e nos orgulhamos de todos os nossos produtos cumprirem os requerimentos do anexo XVII da REACH, referente ao uso proibido de substâncias perigosas para a saúde, queremos também incentivar nossos clientes a terem hábitos mais saudáveis e nada melhor do que uma horta em casa para começar!
Veja como é simples ter a sua própria horta vertical:
O primeiro passo para montar a sua horta vertical e tornar sua casa em uma “selva urbana” é escolher como será a estrutura.
Existem inúmeras possibilidades de materiais que podem ser usados, desde que eles possam ser fixados ou apoiados nas paredes e, principalmente, que possam acomodar os vegetais que você pretende plantar. Opções comuns são caixas de madeira, pallets ou prateleiras.
Você pode começar a sua horta pelos temperos, como hortelã, manjericão e alecrim para a sua selva urbana. São vegetais “mais fáceis” de cuidar e que podem ser colhidos na maior parte do ano. Brócolis, couve e espinafre também são boas opções para o plantio em espaços menores, além de garantirem diversos pratos saudáveis para a sua rotina.
O mais importante é estudar um pouco sobre cada um dos vegetais que você decidir plantar para entender exatamente como deve ser feito o plantio e o cuidado com eles no dia a dia.
O lugar escolhido para montar a sua horta vertical precisa ser adequado para que as vegetais vivam uma vida saudável: um espaço arejado com incidência de luz solar é essencial. Mas conhecer as particularidades de cada vegetal plantado é tão importante quanto, para que você possa determinar corretamente as rotinas de irrigação e adubação da horta.
A interação de uma planta com a outra também deve ser levada em consideração, principalmente para definir se elas serão plantadas juntas em um canteiro ou separadas por vasos.
Viu como é possível transformar a sua casa no que você quiser? Seja qual for o espaço que você tem disponível, dá para ter o melhor da natureza no seu cantinho da selva de concreto. Aproveite para conferir outras maneiras de renovar os ambientes sem precisar de reforma.
Para mais conteúdos e informações sobre o mercado de tecidos e outros assuntos, clique aqui e veja mais assuntos em nosso blog.
Compartilhar:
Artigos relacionados
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370
Jardins • São Paulo, SP
11 3062 5261
Rua Canário, 1.253
Moema • São Paulo, SP
11 5042 9555
Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco H • Lojas F/G
Barra da Tijuca • Rio de Janeiro, RJ
21 3030 2472