Se você é do tipo que treme só de ouvir a palavra reforma, calma: você não está sozinho. Mas não é preciso ter medo da mudança: repaginar o ambiente renova as energias e é uma ótima maneira de expressar as nossas transformações pessoais também.

Além de existirem excelentes profissionais que podem mudar o conceito que você tem sobre reforma, também há maneiras de mudar os ambientes sem ter que recorrer ao quebra-quebra. E é sobre isso que vamos falar nesse post.

Separamos cinco dicas práticas de decoração para você transformar a sua casa com, no máximo, alguns furos na parede.

1 – Renove os estofados

Você não precisa se desfazer do seu sofá e poltronas, mas vale dar uma repaginada com novos tecidos, apostando em cores neutras se você quiser explorar outros pontos de cor ou utilizando mais cores no mobiliário para torná-los o grande ponto de destaque do cômodo.

2 – Almofadas são mais poderosas do que você imagina

O complemento ou contraste perfeito com o mobiliário são as almofadas. Elas complementam a decoração e deixam o ambiente mais confortável e aconchegante, e ainda vão deixar sua casa totalmente por dentro da tendência còsagach.

3 – Lembre-se: sua casa não tem que ser um cubo branco

Imprima sua personalidade também nas paredes. Papéis de parede, quadros e objetos garimpados em viagens e passeios pela cidade rendem uma casa cheia de vida e única. Os papéis de parede estão cada vez mais atuais e dentro das tendências de decoração nos temas cores e texturas. Que tal ousar também nas paredes?

4 – Use as redes sociais como inspiração

O Instagram vem ganhando cada vez mais espaço como fonte de inspiração. Você pode salvar suas imagens favoritas por lá e organizar tudo em coleções. Te lembrou algo? Pois é, o Pinterest continua com tudo quando o assunto é inspiração. Cores, tendências, estilos e muito mais nos milhões de boards da rede.

5 – Não tenha medo de investir em plantas

Ter plantas dentro de casa faz toda a diferença na decoração. Além de serem ótimas no verão para ajudar a refrescar o ambiente, elas aumentam a sensação de tranquilidade e podem fazer uma revolução na sua casa toda. Não se limite à sala: você pode ter plantas na cozinha, no banheiro e inclusive nos quartos. Abuse das plantas pendentes e combine com hangers e cachepôs estilosos.