Imóveis com metragem reduzida já são uma tendência nas grandes cidades. Construtoras têm apostado cada vez mais em apartamentos pequenos mais próximos aos centros urbanos, em uma proposta que torna possível morar nos bairros mais desejados das capitais.  

Apesar de ser interessante a possibilidade de viver onde quiser escolhendo um apê pequeno, a primeira crise da mudança é sempre a mesma: como decorar com pouco espaço? Antes de imaginar todas as suas coisas em um apartamento entulhado, onde nunca será possível receber os amigos, dá uma olhada nas dicas da Quaker Decor para aproveitar cada metro quadrado disponível em casa:

VerticalizeUse as paredes para fixar estantes, armários, prateleiras ou nichos e otimizar o seu espaço. Assim, você consegue organizar os seus livros e objetos de decoração sem entulhar a casa, além de poder criar uma composições interessantes.

Comece com uma base neutra

Em ambientes menores, uma base branca, cinza ou bege nas paredes e móveis passam a sensação de ampliar o espaço, além de permitir maior liberdade para usar a criatividade com objetos de decoração. Almofadas são super legais para trabalhar cores em cima de uma base mais neutra em sofás e poltronas.  

Divida os espaços sem bloquearReprodução Pinterest

Você pode criar diferentes ambientes mesmo em um pequeno espaço. Use estantes ou sofás para dividir os cômodos sem bloqueá-los: assim, a luz natural alcança todos os “ambientes” e o apartamento parece mais amplo.

Iluminação Outra forma de “ampliar visualmente” o espaço é através da iluminação. Focos de luz pontuais ajudam a demarcar as divisões dos ambientes, além de oferecer uma maior sensação de aconchego. Uma opção interessante para deixar a decoração mais “cool” são as luminárias pendentes.

 

Desapegue

Ainda que alguns truques de design permitam acomodar muito mais coisas em espaços menores, a máxima para viver em um espaço pequeno é sempre desapegar. Pense duas vezes sobre todos os objetos da casa, e se livre do que for desnecessário. Vender móveis e outras peças de decoração usados pode ser um jeito interessante de fazer um dinheiro extra.