O outono é a época ideal para deixar a casa mais aconchegante e quentinha. E é nesse clima que o tecido em veludo, um tecido rico em textura e cores, volta com tudo para nos aquecer, seja nas nossas roupas ou em qualquer ambiente da casa.
Se você já tem um sofá ou poltrona de veludo, se considere perfeitamente sincronizado com a moda. Caso contrário, ainda há diversas maneiras de incorporar esse maravilhoso tecido em casa, seja seu estilo clássico, Vintage, romântico, urbano ou mais rústico.
Os primeiros a fabricarem o veludo foram os egípcios e depois os italianos foram os responsáveis pela sua difusão lá pelo século XIV. Originalmente, todo veludo era feito de seda!
Hoje em dia, o tecido em veludo pode ser produzido a partir de uma variedade de fibras, incluindo a seda, viscose, poliéster e algodão. Cada tipo de fibra produz um tipo ligeiramente diferente de veludo. O veludo de seda é o mais elegante e caro, com um caimento suave e superfície cintilante. Veludos sintéticos feitos de viscose e poliéster simulam o brilho do veludo de seda, mas são geralmente mais pesados e mais resistentes ao atrito e a vincos.
O tecido em veludo de algodão é o tipo mais resistente e durável. A superfície do veludo de algodão é mais opaca que a da seda, o que agrada aquelas pessoas que fogem do brilho. Porém, deve-se ter um cuidado redobrado ao se utilizar um veludo de algodão, pois ele marca e vinca com facilidade e, por se tratar de uma fibra natural, é sensível a diversos agentes de limpeza.
Revestimentos suntuosos de cama, estofados, cortinas e almofadas podem ser feitos de veludo de algodão.
Cortinas são uma maneira impactante de adicionar textura e calor a um ambiente, especialmente se você optar por um tecido em veludo. Esse tecido dá um toque elegante e uma vibração nobre que não é encontrado em nenhum outro material. Pendure sua cortina de veludo do teto ao chão e as amarre com uma faixa cor de ouro envelhecido e você terá uma cortina digna de realeza!
Se o ouro envelhecido é muito para você, escolha alguma opção mais sutil.
O azul pode dar um toque ousado ao ambiente, seja na sala de jantar, no living ou mesmo no banheiro. É uma cor elegante em todas as suas variações de tons, que dá ao ambiente o ânimo e a luz necessários para uma boa conversa ou uma boa leitura.
Se estiver em busca de uma casa com cara de boneca, aposte em cortinas de tons claros e rosinhas. Até a Barbie ficaria com inveja da elegância do ambiente.
Tons de terra são perfeitos para ambientes com móveis em couro, uma cortina bem tonalizada garante o luxuoso ar do espaço. Já tons de café são ideais para quartos menores, que não precisam de cortinas do chão ao teto.
E claro, quando falamos em cortinas de tecido em veludo, não podemos esquecer o tradicional vermelho no tom da realeza. O brilho do vermelho é uma característica sexy e dinâmica que toda casa que seja tudo menos ordinária deve ter.
Outra cor que também pode ser bem explorada em cortinas de veludo é o verde e seus diversos tons. O verde amarelado mostra como essa cor pode deixar o ambiente acolhedor.
Quer saber mais sobre tecidos em veludo ou outros tecidos disponíveis no mercado, clique aqui e confira o blog Quaker. Dicas, informações e tudo sobre o mercado de tecidos nacional de maneira simples e objetiva.
Compartilhar:
Artigos relacionados
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370
Jardins • São Paulo, SP
11 3062 5261
Rua Canário, 1.253
Moema • São Paulo, SP
11 5042 9555
Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco H • Lojas F/G
Barra da Tijuca • Rio de Janeiro, RJ
21 3030 2472