A dúvida de como será a arquitetura do escritório pós covid está na cabeça de diversas pessoas, principalmente de gestores e empresários. Afinal, com a necessidade do distanciamento social e a descoberta do home-office, existe um futuro para os grandes escritórios?
De fato, a covid mudou a forma das empresas trabalharem, principalmente do espaço de convívio das pessoas que, em muitos casos, passa a ser maior do que na própria casa. Porém, algumas coisas não mudam, como a necessidade de interação entre os colaboradores de uma equipe.
Do mesmo ponto de vista que existem pessoas que não se acostumam com o trabalho remoto, contar com um ambiente físico continua sendo um grande ponto para pessoas que precisam desenvolver melhor suas habilidades.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a arquitetura do escritório pós covid e como ela tem se adaptado principalmente para proteger os colaboradores. Continue a leitura do conteúdo para saber mais!
O trabalho está em crise existencial. O que é trabalho? O que é um espaço de trabalho? Se qualquer lugar agora pode ser um local de trabalho, o que define um escritório? Como será a arquitetura de escritório daqui um ano ou mais?
Os ambientes construídos em todo o mundo estão em constante mudança e os edifícios comerciais estão na vanguarda da onda de mudança.
O Coronavírus e seu impacto sociopolítico também adicionou novas camadas ao trabalho que os arquitetos empreendem ao projetar um novo prédio comercial a partir do zero.
Falamos em “escritório do futuro” e você pensa sobre arquitetura brilhante de ficção científica e tecnologia simplificada. Em 2021, isso não poderia estar mais longe da verdade.
A contenção do vírus é um processo complexo e, portanto, os regulamentos mudam o tempo todo.
Isso coloca os arquitetos em uma situação difícil quando se trata de novos contratos de escritório: quais recursos e legislação são necessários agora? Que medidas precisam ser antecipadas?
Nós argumentamos que uma das maneiras mais eficientes das empresas sobreviverem à pandemia é por meio da adaptação ágil a novas situações: e isso vale também para a arquitetura de seus edifícios.
As organizações que buscam responder a qualquer pandemia por meio de flexibilidade, adaptabilidade e agilidade podem projetar locais de trabalho que aproveitem móveis e soluções comportamentais para gerenciar o distanciamento social e futuras mudanças de ocupação.
É um ato de equilíbrio delicado entre tomar decisões de design necessárias, embora instáveis, no curto prazo e projetar para um futuro (esperançosamente) sem Corona.
Existem diferentes vertentes em jogo aqui:
Uma coisa é certa sobre a arquitetura de escritório daqui em diante: sua forma deve, em última análise, aprimorar sua função. Vejamos essas duas vertentes em detalhes.
Vimos interiores de escritórios sendo equipados com escudos protetores de acrílico, estações de higienização das mãos e verificações de temperatura obrigatórias na recepção.
Isso é o que queremos dizer quando nos referimos a “retrofit estrutural”, mesmo em um nível superficial.
O que é mais interessante do ponto de vista arquitetônico é como estamos ocupando os espaços de escritórios existentes, respeitando a necessidade de distanciamento social.
“O sucesso futuro de um local de trabalho saudável dependerá de estratégias de planejamento inteligente e responsabilidade comportamental”, diz Suzette Subance Ferrier, executiva e diretora de criação do estúdio da TPG Architecture, com sede em Nova York.
“No momento, não estamos vendo uma mudança completa para os cubículos. O que estamos vendo é uma desdensificação do local de trabalho.” Fonte revista Forbes.
Algumas partes interessadas na construção de novos espaços de trabalho de escritório começaram a pedir a seus designers e arquitetos que reformulassem os planos para acomodar as necessidades de distanciamento social.
Eles ainda esperam que o trabalho colaborativo seja possível em um ambiente de trabalho físico. Essa abordagem com visão de futuro é uma espécie de medida à prova de futuro, concebida para proteger os funcionários em qualquer pandemia.
Como o caminho para o fim do Coronavírus está previsto para durar anos árduos, pensar sobre o design de espaços públicos agora, e não mais tarde, é uma jogada inteligente. A construção de imóveis comerciais passou por mudanças abruptas nos códigos de construção.
Esses são desenvolvimentos com os quais os arquitetos estão lutando, juntamente com os requisitos para novos recursos e espaçamento designado para manter a distância social de 1,5 metros.
Para mais conteúdos e informações sobre a arquitetura das corporações, com materiais que protegem e fazem parte desse novo modelo de escritório, clique aqui e acesse o blog Quaker Decor.
Compartilhar:
Artigos relacionados
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370
Jardins • São Paulo, SP
11 3062 5261
Rua Canário, 1.253
Moema • São Paulo, SP
11 5042 9555
Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco H • Lojas F/G
Barra da Tijuca • Rio de Janeiro, RJ
21 3030 2472