A produtora British Pathé fez um curta-metragem anos atrás, que vale muito a pena ser assistido. Filmado em uma fábrica em Perivale, oeste de Londres, o tema abordado é o processo de estamparia em papeis de parede em 1968. No vídeo é apresentado o processo de impressão, onde vemos desenhos em carimbos feitos de placas de madeira, que recebiam tinta colorida e prensados por máquinas (até então super moderna) em longas folhas, formando assim, as estampas dos papeis de parede.
Felizmente, hoje em dia o processo é muito mais prático. Imaginem só que até mesmo a preparação dos tons de cores das tintas era feito manualmente, puramente na base do olhômetro. O funcionário misturava um pouco de cada cor em um balde, até chegar ao tom certo do usado na estampa, e assim, dava continuidade ao processo de estamparia.
No final dos anos 60/meados dos 70, era moda combinar a estampa dos papéis de parede com os outros tecidos usados na Decor, como cortinas, sofás, colchas e acreditem ou não, até com o vestuário. Percebam que era muito comum na época usarem cores fortes, alegres e estampas com um ar psicodélico.
Impossível não comparar como era trabalhoso o processo daquela época com o que é feito hoje. Se eles já achavam que tinham máquinas tão modernas que pareciam ficção científica, o que será que teriam achado se soubessem da impressão digital ?
O curta tem menos de quatro minutos e você pode assisti-lo AQUI.
Compartilhar:
Artigos relacionados
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370
Jardins • São Paulo, SP
11 3062 5261
Rua Canário, 1.253
Moema • São Paulo, SP
11 5042 9555
Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco H • Lojas F/G
Barra da Tijuca • Rio de Janeiro, RJ
21 3030 2472