Com a nova realidade de uma pandemia mundial, todos concordamos que os verdadeiros heróis dessa batalha são os profissionais da saúde que trabalham na linha de frente se arriscando para poder salvar vidas.

Diante desse cenário, felizmente a empatia e solidariedade das pessoas e empresas vêm crescendo constantemente e refletindo no bem-estar desses profissionais e da população em geral.

Um lindo exemplo disso é um grupo de profissionais de Porto Alegre – Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19 – que está organizando uma força tarefa para construir espaços temporários e definitivos de descompressão para profissionais da saúde de hospitais da região.

Grupo Arquitetos Voluntários – Hack for Brazil COVID-19

A Quaker Decor teve conhecimento desse projeto incrível através da nossa revenda parceira, ML Tecidos, da sócia-proprietária Luana Rehm. Dessa parceria foram doados tecidos da coleção Pleather para revestir o mobiliário dessas áreas.

Os tecidos dessa coleção foram selecionados pelo grupo, pois apesar de serem bem similares ao couro natural, eles são feitos de poliéster e PVC, o que facilita a limpeza e a manutenção.

Tecido sendo preparado para o envio aos Arquitetos Voluntários

O grupo, que tem como idealizadora e representante a arquiteta Daniela Giffoni, e é composto pelos coordenadores Aline Fuhrmeister, Bianca Russo, Erika Listo, Felipe Helfer, Karen Feldman e Marcelo Minuscoli, tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho e qualidade de vida para aqueles que estão trabalhando no combate ao Covid-19.

Alguns hospitais da região já receberam a ajuda dos Arquitetos Voluntários e outros seguem na lista. O grupo pretende ampliar a ação para outros hospitais do estado, e assim, inspirar outros arquitetos em todo o Brasil.

Empresas de mobiliário, eletrodomésticos e revestimentos dos mais diversos já aderiram à causa com doações. Porém, uma das dificuldades enfrentadas pelo grupo é a busca por novos apoiadores – empresários, lojistas e indústria – para replicar o modelo em outros hospitais e não sobrecarregar apenas uma marca. Por isso, uma Vakinha Online foi criada para arrecadar recursos a serem revertidos em produtos e materiais necessários. As doações podem ser feitas no site http://vaka.me/960758

Esse movimento surgiu com a iniciativa da Grow, aceleradora de startups, que está puxando um Hackathon – evento para discutir ideias e desenvolver softwares a fim de criar soluções para problemas específicos – para o enfrentamento ao Covid-19.