A indústria possui um dos processos de maior geração de poluentes, contribuindo com a carga poluidora rejeitada no meio ambiente e o esgotamento de recursos naturais. Portanto, temos que estar atentos à sustentabilidade têxtil para ferir menos o meio ambiente.
De fato, a Quaker Decor sabe da importância que isso tem, não apenas para o mercado, mas também para toda a sociedade e está sempre atento às mudanças para que isso não seja prejudicial à nossa fábrica.
Nesse conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto de maneira simples e objetiva, mostrando como a Quaker Decor se comporta nesse cenário de sustentabilidade têxtil. Continue a leitura para saber mais!
Além da indústria da moda hoje depender muito de recursos não renováveis, cada tipo de fibra têxtil produzida (algodão, lã, viscose, viscose de bambu, tencel, poliamida/náilon, poliéster, entre outras) causa no ambiente consequências diferenciadas, mesmo que de níveis distintos, sempre existiram impactos ambientais envolvidos.
Emissões oriundas do transporte, da criação de animais (no caso da lã e do couro), do tipo de fibra usada (poliéster é derivada do petróleo), do gasto de água e da demanda energética.
No entanto, existem maneiras de aumentar a sustentabilidade dessa indústria e diminuir seus impactos. Entre as práticas que vêm sendo adotadas pelas empresas, tentando reverter o quadro de impactos podemos citar iniciativas que objetivam minimizar a produção de lixo têxtil.
Também é de suma importância o cuidado na escolha de fornecedores de tecidos em alguns pontos como:
Um tecido que pensa na sustentabilidade têxtil é o caso do Oeko-Tex®100. Ele contém um sistema de certificação internacional do setor têxtil que abrange suas fases do processo, desde a matéria prima até o acabamento final dos tecidos, objetivando certificar que os produtos sejam isentos de substâncias nocivas para a saúde humana.
A Quaker Decor é uma das empresas que mantém a preocupação com processos e com o impacto de sua produção. Todos os tecidos da coleção 2019 da marca foram criados para serem altamente recicláveis e são adequados para vários ciclos de vida, além de estarem de acordo com os padrões da Oeko-Tex®100.
A produção de seus tecidos é feita utilizando uma tecnologia exclusiva, onde não é necessário que se empregue água durante a fabricação.
Além de vantagens como maior durabilidade e fácil secagem – o que garante ciclos de secagem mais curtos e maior economia de energia – esse processo ajuda a preservar a vida e os recursos naturais, olhando para o lado da sustentabilidade têxtil, devido à descarga zero de efluentes, 60% menos de energia e 3 kg a menos de vapor consumidos durante a produção, baixa utilização de água e carbono e escolha de fibras sintéticas com menor consumo de energia.
A sustentabilidade têxtil está presente em nossas vidas e é preciso olhar cada vez mais para o meio ambiente com bons olhos.
Para mais conteúdos e dicas importantes sobre os tecidos Quaker, clique aqui e acesse o nosso blog!
Compartilhar:
Artigos relacionados
Al. Gabriel Monteiro da Silva, 370
Jardins • São Paulo, SP
11 3062 5261
Rua Canário, 1.253
Moema • São Paulo, SP
11 5042 9555
Av. Ayrton Senna, 2.150
Bloco H • Lojas F/G
Barra da Tijuca • Rio de Janeiro, RJ
21 3030 2472